Relatório o Futuro do Descanso

Porque estamos todos exaustos?

A esperança de flexibilidade e liberdade trazida pelo trabalho remoto e pela evolução das ferramentas de comunicação durante a pandemia acabou não se concretizando. Na verdade, reforçou ainda mais a falta de limites e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, a necessidade de conexão em tempo integral e uma pressão para estar sempre ocupado e disponível. Apesar de as pessoas demonstraram o desejo crescente por mais tempo livre e oportunidades para descansar, parece impossível desacelerar no mundo atual.

Queremos descansar, mas por que não conseguimos?

A busca por produtividade e sucesso muitas vezes leva as pessoas a encherem suas agendas com compromissos, deixando pouco tempo para o ócio e o descanso. As horas fora do trabalho passam a ser dedicadas a outras atividades consideradas produtivas – sociais, esportivas ou culturais – e roubam horas de sono. Essa pressão por produtividade constante acaba levando à exaustão.

Quais são as possibilidades para o futuro?

Segundo estudo da Fiocruz, 72% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio de sono. Depois do ano em que a palavra-chave representativa escolhida pelo dicionário Collins foi Permacrise, que remete a instabilidade permanente, o desejo geral é de tranquilidade, descanso e relaxamento. Nesse contexto, pensar o futuro do descanso e do sono é essencial e intrinsecamente ligado a questões de saúde, longevidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tecnologia e, até mesmo, meio ambiente e sustentabilidade. A seguir, esses temas serão explorados em detalhes.

Contexto e perfis

Neste report, analisamos os efeitos da Ecocrise Angustiante, da Exaustão Produtiva e da Desconexão Paradoxal em quatro perfis diferentes de pessoas: os TechControl Enthusiasts, os CommuShare Advocates, os NatureWellness Seekers e os Luxe Hedonists.

Como resultado, a busca pelo descanso passa por três tipos de comportamento diferentes, identificados por meio de manifestações em setores diversos, da indústria de alimentação à da moda, passando pela de design de interiores e de saúde e bem-estar. São eles:

– Descansar é o novo luxo

– Descansar é um ato de rebeldia

– Descansar é hackear o sistema

Quer receber o relatório completo?

Entre em contato!

Últimos relatórios

Music videos

Behind the scene of Purely Blue music video

Relatório o Futuro do Descanso